UTM Parameters: o que é e como utilizar?

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UTM Parameters: o que é e como utilizar?

O uso do Google Analytics é essencial para quem trabalha com vendas de produtos e infoprodutos e quer ampliar os resultados. Para tanto, você deve saber utilizar as ferramentas certas, como ao compreender o que é UTM parameters.

Com esse conhecimento, fica mais fácil mensurar os dados e monitorar as interações dos usuários. O objetivo é conseguir tomar decisões mais acertadas nas suas estratégias de marketing digital, por exemplo.

Pensando nisso, este artigo mostrará o que é UTM Parameters e como o Afiliado pode utilizar essa ferramenta para impulsionar as vendas. Não perca!

 

O que é UTM parameters?

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UTM (Urchin Tracking Module) parameters, ou parâmetros UTM, são links de rastreamento que podem ser adicionados ao final de uma URL. Com eles, é possível entender a origem do tráfego cada vez que um usuário clica no link.

Assim, as UTMs permitem saber em qual mídia o link foi publicado e qual o conteúdo e campanha associados a ele. Essa informação ajuda a compreender o comportamento do seu público em diversos canais digitais em relação a um projeto específico.

Ademais, as ferramentas de análise, como o Google Analytics, podem capturar os dados de diversas campanhas por meio dos parâmetros de rastreamento. Desse modo, as informações se tornam mais completas e detalhadas.

Isso acontece porque o Google Analytics, por exemplo, consegue apenas rastrear a fonte dos dados. Portanto, saber o que é e como usar o UTM pode fazer a diferença nos seus resultados de vendas.

Entre as informações que você pode rastrear por meio dos parâmetros UTM, estão:

  • redes sociais;
  • e-mail;
  • anúncios.

Logo, essa é uma ferramenta bastante completa e que, se for bem utilizada, pode economizar bastante tempo e dinheiro, como você verá.

Quais são os parâmetros UTM?

Além de saber o que é UTM, conhecer os parâmetros utilizados ajuda a identificar os conteúdos mais interessantes para cada canal. Esse entendimento também permite ter uma visão geral dos principais identificadores de tráfego.

Veja quais são os parâmetros UTM mais usados!

Campaign

Esse é um dos principais parâmetros e o mais simples deles. Ele agrupa diferentes conteúdos, fontes e meios. As campanhas podem ser de promoção, ações em datas comemorativas, materiais ricos, entre outras.

Source

O source define a fonte de origem do tráfego, que pode ser via Google, e-mail, Facebook, Instagram, entre outros. Ou seja, esse é o canal pelo qual o usuário acessou o conteúdo.

Medium

Embora pareça semelhante ao source, o medium tem outra função. Ele ajuda a entender a origem do tráfego. Como a URL pode ser compartilhada em diferentes meios de uma mesma fonte, esse parâmetro é útil para saber se o clique veio de tráfego orgânico, campanha paga, newsletter, e-mail marketing e outros.

Content

Já o content ajuda a determinar qual é o conteúdo relacionado ao link — como banner, vídeo ou outro tipo de material. O parâmetro é especialmente útil quando formatos semelhantes são feitos para públicos distintos, ou há anúncios com diferentes formatos, por exemplo.

Qual é a importância dos links de rastreamento?

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Compreender a importância dos links de rastreamento também ajuda a utilizá-los corretamente. Em qualquer estratégia de marketing usada para vender um produto ou infoproduto, os resultados são melhores quando mensurados e compreendidos.

Afinal, se você não entende quais anúncios ou links estão gerando mais cliques, conversões e vendas, não há como saber qual estratégia funciona melhor. Os parâmetros UTM ainda ajudam a saber qual anúncio performa melhor, por exemplo.

Logo, você pode mudar a estratégia de venda conforme os resultados apresentados. Por isso, a análise dos UTM parameters possibilita realocar os recursos de modo a investir em campanhas que tenham maiores taxas de conversões. Então é fundamental colocar UTM em anúncios pagos, como links patrocinados e banners.

Como utilizar UTM parameters no marketing digital?

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Agora você sabe que existem diversas formas de utilizar os UTMs para mensurar o desempenho das suas ações de marketing digital, o que é ideal para seu trabalho. O próximo passo para ter resultados melhores com a ferramenta é entender como criar suas URLs corretamente para identificar o seu tráfego.

Veja as dicas, a seguir!

Crie a nomenclatura para seus parâmetros UTM

O primeiro passo para utilizar UTM parameters no marketing digital é criar os links de rastreamento. Nesse momento, prefira hifens, em vez de travessões, e o símbolo de porcentagem para representar espaços.

Também é importante ser coerente com o uso de letras maiúsculas e minúsculas ao longo das suas campanhas. O melhor é sempre usar letras minúsculas para evitar abrir espaço para erros. Ainda, o ideal é criar URLs que funcionem como frases, sem redundâncias.

Combine diferentes estratégias

Outra dica para o momento de utilizar os parâmetros UTM é combinar diferentes estratégias. Como exemplo, você pode dividir a sua base de contatos de forma aleatória. Em seguida, envie um e-mail com um CTA (call to action) em forma de link para metade da base e como imagem para o restante.

Como as UTMs serão diferentes em cada um desses e-mails, você poderá mensurar qual alternativa obteve mais cliques. Essa informação ajuda a entender o comportamento e as preferências da sua base de contatos.

Utilize URLs amigáveis

Você sabia que é possível otimizar o uso do UTM ao utilizar URLs amigáveis? Experimente colocar essa estratégia em prática no momento de utilizar os parâmetros que você escolher.

Mais conhecidas como URLs encurtadas, elas são mais fáceis de visualizar e de compartilhar, pois não apresentam diversos elementos visíveis. Com essa alternativa, você pode adicionar todos os parâmetros necessários para obter os dados de interesse e deixar o link de fácil compreensão.

Ademais, a URL amigável permite que você a personalize com as informações necessárias. Desse modo, é possível evitar problemas ao realizar as análises.

Agora você sabe o que é o parâmetro UTM e como ele pode ser usado para rastrear e analisar o tráfego de marketing digital. Com essa informação, é viável acompanhar a origem do tráfego, a campanha e outras informações relacionadas aos links.

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