Onde divulgar link de afiliado para vender mais: aprenda 5 formas diferentes

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Onde divulgar link de afiliado para vender mais: aprenda 5 formas diferentes

Após fazer afiliação em um site de venda de produtos, o próximo passo é começar a vender. Logo, saber onde divulgar o link de afiliados é essencial para fazer isso acontecer. Aqui, apontamos quais são os principais canais para realizar essa divulgação de forma exitosa.

 

Uma das formas do Marketing Digital para ganhar dinheiro é o Marketing de Afiliados, em que os links personalizados geram uma comissão toda vez que uma venda é feita. Mas, para isso, é preciso divulgá-los. Isso leva muitos à seguinte dúvida: afinal, onde divulgar link de afiliado?

Para responder essa pergunta, decidimos produzir este artigo com dicas de como fazer a divulgação da forma correta para que as vendas comecem a chegar!

Vamos em frente!

 

O que é um link de afiliado?

As plataformas que trabalham com programas de afiliados comissionam todos os inscritos quando realizam a venda de um produto. A identificação do vendedor ocorre por meio do link de afiliado, pois cada um tem o seu.

Portanto, se você for afiliado de algum marketplace, por exemplo, é fundamental fazer com que as pessoas cliquem no seu link quando quiserem comprar um produto específico. Se elas forem diretamente ao site, não será possível identificar que a indicação veio de você e, consequentemente, não haverá comissão.

Quais são as principais plataformas de afiliados?

A seguir, listamos alguns sites que têm programa de afiliados para que você identifique o tipo de produto mais apropriado para a sua divulgação. Acompanhe!

Hotmart

Hotmart é focada na venda de infoprodutos como cursos online divididos em diversas categorias como: saúde, tecnologia, marketing, finanças, entre outros. Suas comissões são bem generosas e algumas chegam a 50% do valor total do produto.

Monetizze

Produtos físicos também podem ser vendidos por afiliados em algumas plataformas, a Monetizze é uma delas. Portanto, nela você pode encontrar ofertas físicas ou virtuais que atendam o seu público.

Amazon

Um dos maiores marketplaces do mundo também tem espaço para quem quiser se afiliar. A média de comissões da Amazon é de 10%, o que é considerado bom para produtos físicos, visto que eles envolvem mais custos que os digitais.

Americanas

Os produtos disponíveis nas Americanas, Submarino e Shoptime podem ser oferecidos pela mesma plataforma da empresa B2W. Apesar de a comissão não ser tão alta quanto a da Amazon, seu vasto catálogo e força de marca são algumas das suas vantagens.

Shopee

A Shopee conquistou o público brasileiro em virtude da sua variedade e preços baratos. Ao contrário dos demais sites acima, o programa de afiliados da Shopee também permite ofertar produtos usados e ganhar comissão por isso.

Quais são as formas divulgação do link de afiliados?

Agora que você sabe o que é um link de afiliados e quais são os principais sites para conseguir um, vejamos a seguir como divulgá-los.

1. Tenha um blog

Por mais que algumas pessoas pensem que ninguém mais lê blogs, isso não é verdade. Afinal, o Google é o maior motor de buscas do mundo e muitos resultados das suas pesquisas apontam para blog posts.

Portanto, crie um blog baseado no nicho que você escolher e use o Princípio de Pareto para produzir os conteúdos. Isso significa que 80% dos artigos devem ser voltados a fornecer informações e dicas sobre o nicho e 20% sobre os produtos oferecidos.

Por exemplo: se os produtos a serem oferecidos forem da linha de emagrecimento, um blog sobre dicas de saúde e exercícios terá mais chances de atrair o público certo que se sentirá motivado a clicar nos seus links de afiliados.

Você pode divulgá-los no blog de forma natural no texto e também por meio de CTAs no formato de banners.

2. Use as redes sociais

O Brasil é o terceiro país do mundo que mais usa redes sociais. Isso significa que o seu público, independente do nicho escolhido, certamente está nelas.

Porém, é preciso ter atenção à descrição da sua buyer persona para identificar em quais redes as pessoas que você quer atingir estão inseridas.

Por exemplo: se o produto oferecido for da linha corporativa, o LinkedIn é o lugar mais apropriado para divulgá-lo. Por outro lado, se os consumidores forem jovens, Instagram e TikTok serão opções melhores.

3. Crie um canal no YouTube

O YouTube é o segundo site mais acessado do mundo e recebe um envio de 400 horas de vídeo por minuto. Logo, para que você entre em um oceano azul sem muitos competidores, é fundamental que o seu canal tenha um diferencial.

As principais técnicas de divulgação de links usadas nele são:

  • chamadas para ação, no começo ou final do vídeo, convidando as pessoas a conferirem o produto ofertado ao clicar no link da descrição ou do primeiro comentário;
  • parceria com outros youtubers para que divulguem a sua oferta em seus canais (geralmente, eles cobram por isso);
  • divulgação do produto feita de forma natural durante lives. Nesse caso, se certifique de deixar o link disponível e também um código QR que você pode gerar gratuitamente em alguns sites.

4. Invista em e-mail marketing

Volta e meia ouvimos dizer que o e-mail morreu, mas esse é apenas outro mito. Afinal, 72% dos consumidores ainda o consideram como o melhor canal de comunicação entre marcas e pessoas.

Assim, trate de ter no seu blog um formulário para a captação de leads que você pode criar a partir de um plugin caso o seu CMS seja o WordPress.

Para se relacionar com esses leads, uma newsletter semanal ou quinzenal com informações e dicas úteis é um bom começo. Posteriormente, você também pode criar uma automação para enviar o conteúdo comercial aos contatos certos.

5. Faça tráfego pago

O tráfego orgânico demora a trazer resultados, sobretudo se o seu blog e os demais canais digitais forem novos. Por isso, o tráfego pago também é essencial.

Se o seu orçamento for enxuto para criar campanhas no Google Ads, uma boa saída é começar pelo Facebook Ads que também inclui o Instagram, pois os preços dos anúncios são mais baixos.

Uma dica importante: alguns links de afiliados podem não ser aprovados. Caso isso ocorra, crie um blog post do tipo fundo de funil sobre o produto e use-o para a criação do anúncio.

Quais são os benefícios de usar essas formas?

A maior decepção de quem começa a trilhar pelo caminho do Marketing de Afiliados é realizar o cadastro, divulgar os links e as vendas não chegarem. Porém, geralmente isso ocorre quando os meios de divulgação não são os mais apropriados.

Por exemplo: algumas pessoas os divulgam nas suas redes sociais pessoais compostas por amigos e familiares. Porém, eles têm o perfil do seu cliente ideal? Se interessam pelo produto que você oferece? Na maioria dos casos, a resposta é não, o que explica a falta de êxito nas vendas.

Apontamos aqui as vantagens de usar as formas vistas neste post para divulgar os seus produtos de afiliados:

  • os artigos do seu blog, quando produzidos de forma estratégica, poderão trazer um número cada vez maior de visitantes, o que aumenta as chances de vendas;
  • a presença nas redes sociais faz com que o engajamento com o seu público aumente, o que motiva os seguidores a tirarem dúvidas por mensagens antes de tomar a decisão de compra;
  • as pessoas não compram de marcas e sim de pessoas que as representam, por isso mostrar quem você é no YouTube na hora de fazer a oferta é importante;
  • o uso de e-mails comerciais programados para bases segmentadas ajuda a escalar a sua oferta, pois é como se cada e-mail enviado fosse um vendedor trabalhando para você;
  • o investimento em tráfego pago pode parecer alto, mas se o ROI desses anúncios for positivo, vale a pena.

Assim, ao seguir as dicas de onde divulgar link de afiliado que trazemos neste artigo, as chances de sucesso serão maiores! Portanto, se você quer alcançar bons resultados, não perca tempo e comece a utilizá-las agora mesmo.

E aí, gostou deste post?

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