Bom, se você estava procurando uma arma secreta para dominar as mídias sociais, acabou de encontrar uma.
Uma das coisas mais fascinantes sobre se envolver nesse segmento é ver o quanto as tendências são importantes.
Pouco tempo atrás, empresários respeitáveis riam da ideia de usar o Twitter (que agora é X, inclusive).
Hoje, esses mesmos empresários estão pesquisando blogs em busca das melhores estratégias de marketing para o Twitter.
E eu não posso culpá-los por isso (é a visão daquele momento).
Mas se tem uma coisa que eu aprendi com o tempo, é que chegar atrasado no marketing de mídias digitais pode ter consequências desastrosas.
Claro que acompanhar as tendências também tem um efeito limitado.
Simplesmente sobreviver no mundo da mídia digital é bom, mas eu prefiro ter muito sucesso.
É por isso que estou constantemente procurando ferramentas de marketing que não estão sendo aproveitadas ao máximo.
Jamais subestime o poder de recursos pouco explorados!
E quando falamos em recursos pouco explorados no marketing de mídias sociais, a primeira coisa que vem à minha mente é o Pinterest.
Pois é!
Tenho certeza de que muitos de vocês nunca pensaram em como usá-lo enquanto uma opção para marketing de mídias sociais.
Mas vamos esquecer das tendências por enquanto.
Imagine se eu te dissesse que existe uma plataforma social gratuita que tem 482 milhões de pessoas usando todos os meses para encontrar ideias do que comprar e, ainda, uma influência crescente em mercados internacionais.
E, muito provavelmente, a maioria dos seus concorrentes não está usando isso.
Qual seria a sua reação?
Bom, hoje é dia de apresentá-la!
A maioria dos leitores aqui não deve ter muita experiência com essa plataforma e eu quero justamente descomplicá-la para que todos possam inovar e crescer com ela.
Vem comigo?
O que é o Pinterest?
Se você não está familiarizado com essa rede social, explico agora mesmo:
O Pinterest é uma plataforma online e gratuita que permite aos usuários descobrir, salvar e compartilhar ideias e inspirações por meio de imagens, vídeos e gifs.
É uma rede totalmente visual — legendas estão em segundo plano, até mais que o Instagram, por exemplo.
No sendo comum, eu percebo que essa rede é tida como um “quadro de inspirações” digital, onde os usuários podem criar e gerenciar coleções temáticas de imagens (chamadas de “pins”) em seus “boards” (quadros).
O usuário da rede social, inclusive, se chama pinner!
Mesmo que ele ainda seja visto como uma novidade para o mundo de negócios, ele tem mais de uma década, pois foi lançado em 2010.
Em 13 anos, ele cresceu consideravelmente e, pensando no Brasil especificamente, são mais de 46 milhões de pessoas que entram mensalmente na plataforma.
Para que serve o Pinterest?
As pessoas usam o Pinterest para encontrar ideias para uma variedade de interesses: decoração de casa, moda, culinária, arte, viagens, beleza, projetos de artesanato, entre outros.
Os usuários podem salvar conteúdos de diferentes sites na internet ou carregar suas próprias imagens para organizar e compartilhar suas ideias.
Mas a plataforma também oferece recursos de pesquisa avançada e algoritmos de recomendação para descobrir conteúdo relevante com base em seus interesses e atividades na plataforma — o que não é novidade para quem usa Instagram e companhia!
O que eu acho mais interesse sobre a utilidade dessa plataforma diz respeito justamente sobre o propósito dela e seu posicionamento.
Se você entrar na parte audiência de Pinterest para negócios (onde eu encontrei o dado dos usuários mensais também!), vai ver uma das frases que me chamou muito a atenção:
“Ninguém vem aqui pra reclamar da vida ou fazer fofoca. As pessoas vêm aqui pra se inspirar. Para descobrir coisas novas. E pra comprar os produtos mais incríveis.”
Traduzindo: a empresa abraça todo o viés de positividade que uma rede social pode ter e usa isso como seu grande diferencial.
E isso pode ser muito bom para quem está empreendendo mesmo!
Até mesmo para validar essa abordagem, a página traz um dado bem interessante:
80% dos usuários brasileiros têm mais probabilidade de se lembrar, ter uma opinião positiva, confiar e comprar de marcas quando estão se sentindo otimistas.
Já pensou como isso pode ser estratégico?
Quem usa o Pinterest?
A base de usuários do Pinterest se expandiu muito, de playlists de fãs de música a painéis de fotos de filhotes fofos.
Eu até já dei um spoiler sobre o número total de usuários mensais.
Mas se você não lembra ou não quer subir toda a página, eu relembro.
São 482 milhões de pessoas usando, todos os meses, essa rede.
Não consegue ter uma noção do quanto isso signific
O próprio Pinterest dá uma ideia: se fosse um país, ele já teria superado os EUA como o terceiro maior do mundo!
Dito isso, ele continua a ser dominado pelo público feminino: 60% do público global são mulheres.
Essa pode não ser uma novidade para você, principalmente pela concepção geral que se tem da plataforma, né?
Mas o que eu quero mostrar aqui é também sobre a expansão de outros grupos.
Muito mais que só mulheres, os acessos da Geração Z, de homens e Millennials vêm impulsionando o crescimento da plataforma com bastante influência.
Olha só que legal esse estudo que a própria rede social divulgou:
Isso é uma verdadeira mina de ouro para quem quer investir em marketing na plataforma.
Por que utilizar o Pinterest na sua estratégia de marketing?
Pegando o gancho, é hora da gente falar o que você mais quer saber: mas o que faz valer a pena usar o Pinterest — e investir dinheiro — nessa rede social?
“As pessoas que usam o Pinterest querem ideias novas. Ou seja: querem conhecer você. No Pinterest, o conteúdo das marcas não é uma interrupção. É inspiração.”
Essa é mais uma das frases de impacto que a plataforma usa para convencer os empreendedores a aderirem a esse canal.
Agora, junte com esse dado: 85% das pessoas dizem que acessam o Pinterest quando querem começar um novo projeto.
Percebe o potencial?
Bom, eu realmente acredito que o fator novidade é algo que conta muito para os negócios.
E como as pessoas usam a plataforma para planejar o futuro, não é difícil perceber que você pode sair na frente dos concorrentes.
Por ser uma plataforma baseada em imagens, costuma ser ideal para marcas que possuem produtos ou serviços visualmente atrativos.
Isso pode incluir moda, design de interiores, alimentos e bebidas, mas sem necessariamente limitar outros caminhos.
O grande ponto aqui é: os usuários estão mais inclinados a realizar compras com base nas ideias que encontram na plataforma (principalmente sendo uma que preza pela positividade).
Então, sua presença é importante!
Sem contar que ele permite que os usuários cliquem diretamente em pins para visitar sites externos, o que pode gerar tráfego de alta qualidade para o seu site (SEO sempre aparece, né?).
Funcionalidades do Pinterest
Bom, de forma geral, a plataforma oferece uma variedade de funcionalidades para os usuários explorarem, salvarem e compartilharem inspirações visuais.
Algumas das principais incluem:
- Pins: são as imagens ou vídeos que os usuários salvam na rede. Os pins podem ser de produtos, receitas, ideias de decoração, tutoriais e tudo mais o que falamos!
- Boards: são coleções organizadas de pins ou, melhor ainda, murais. Os usuários podem criar para categorizar e salvar pins de acordo com diferentes temas ou interesses;
- Pesquisa: a função de pesquisa permite que os usuários encontrem pins e murais relacionados a termos específicos. É possível pesquisar por palavras-chave, categorias ou até mesmo usando imagens como referência para encontrar conteúdo semelhante (tipo um Google Lens);
- Explorar: essa funcionalidade permite descobrir pins populares, tendências atuais e categorias em destaque;
- Botão Salvar: presente na internet fora do Pinterest, esse botão permite que os usuários salvem conteúdo de outros sites diretamente em seus murais;
- Pinterest Analytics: ferramenta para contas de negócios que fornece insights sobre o desempenho dos pins, engajamento do público e métricas de tráfego para sites vinculados (falarei mais sobre!);
- Compartilhamento: os usuários podem compartilhar pins e murais com outros usuários da plataforma ou em outras plataformas de mídia social;
- Compra direta: dá para comprar produtos diretamente do pin, facilitando o processo de compra para os usuários;
- Pinterest Ads: para contas de negócios, há a opção de criar anúncios patrocinados para aumentar o alcance e o engajamento com o público-alvo (também vou falar mais sobre ainda!).
Como usar o Pinterest na estratégia da sua marca?
Para entender a próxima seção, primeiro vamos fazer um pequeno experimento mental: quero que você imagine duas companhias aéreas.
A primeira companhia aérea oferece uma experiência relativamente boa. Seu processo de check-in é simples. O voo em si é bem comum.
Há um pequeno inconveniente, mas ele é corrigido rapidamente. No geral, sua experiência é… regular.
A segunda companhia aérea é bem diferente. Processo de check-in rápido, upgrade gratuito para a primeira classe e tudo o mais.
Quando o mesmo inconveniente acontece com essa companhia aérea, eles fazem de tudo não só para corrigir o problema, mas também para te compensar.
Eis a pergunta: com qual companhia aérea você provavelmente voaria de novo?
A resposta é óbvia, certo? A segunda companhia rouba a cena. Eu acabei de inventar as empresas e já estou pensando como um consumidor fiel!
A lealdade à marca é o método para reter seguidores segmentados que todos aqueles empresários estão tentando encontrar.
É a diferença entre a Apple e as outras empresas. Historicamente, a Apple desenvolveu mais lealdade à marca do que a concorrência.
Há clientes que voltam e clientes que não compram em nenhum outro lugar.
Essa segunda opção é o que nós queremos.
E o Pinterest não só ajuda nisso como foi concebido especificamente para isso.
Então, vamos entender como fazer isso funcionar!
Entenda porque está usando
Considerando o conteúdo típico que se vê na rede, pode ser difícil determinar exatamente que tipo de conteúdo seu negócio deve produzir.
Vamos simplificar isso.
Seu conteúdo será o resultado direto de duas coisas:
- Os objetivos que você criar para sua conta.
- O feedback que você receber e os dados que coletar através da execução de sua estratégia de marketing.
O que significa que mesmo antes de avançar, precisamos tirar um momento para criar objetivos e começar a monitorar métricas.
Atenção: eu não me responsabilizo pelas consequências caso você pule esse passo!
Eu já vi isso acontecer com inúmeros contas de mídias sociais de empresas.
Os empresários mergulham na criação de conteúdo sem ter uma ideia clara do que devem fazer ou do que conta como um sucesso.
É uma situação em que você perde de qualquer jeito.
Se as coisas não forem bem, você não vai ter nem ideia do que foi que aconteceu. Ou, então, de como consertar os problemas.
E mesmo que tudo vá bem, você não terá uma compreensão concreta do porquê sua estratégia de marketing foi bem-sucedida.
Acredite. Independentemente da eficiência da sua estratégia, você vai ficar muito satisfeito de ter decidido rastrear suas métricas.
Quando se trata de criar metas, as regras são bem simples.
Primeiro, determine quais são seus dados iniciais. Se você já tiver começado a desenvolver uma presença nas mídias sociais, perfeito.
Se você estiver apenas começando a usar mídias sociais, crie metas realistas que você quer atingir no curto prazo:
- ganhar 100 seguidores em 2 meses;
- 10% de aumento no tráfego do site em 1 mês;
- 3 conteúdos originais publicados semanalmente durante 8 semanas.
Selecione as métricas mais importantes para você.
A chave aqui é criar objetivos que podem ser rastreados.
Você não pode tentar atingir um alvo se não souber onde ele está, certo?
Ah sim, e não se preocupe em ter que se cadastrar para usar alguma ferramenta de análise de dados cara. O Analytics já vem incluído na plataforma.
Rastrear métricas vai ser indolor.
Crie um bom perfil na plataforma
Criar um perfil para seu negócio nessa rede social é visualmente diferente. Mas o perfil provavelmente é um dos mais fáceis de fazer.
A plataforma até sugere que você pode criar uma conta em apenas 15 segundos.
Sério, é simples assim.
Então, se cadastre no site.
Lembre-se de criar uma conta de negócios e não uma conta pessoal (se você cometer um erro, poderá alterar isso mais tarde).
Além de te dar acesso a funções incríveis, como a parte de Analytics, a conta corporativa será necessária se você quiser criar anúncios.
Após criar sua conta, você deve completar seu perfil antes de continuar.
Você deve usar a logo da sua empresa como foto de perfil para ser facilmente reconhecido.
Lembre-se de preencher o campo “Sobre você” e inserir um link. Aproveite a oportunidade e coloque o seu site, por exemplo.
E já que está fazendo isso, melhore também a seção “Quem Somos” no seu site.
Dica profissional: você pode criar uma URL mais curta, especial para seu perfil. Isso vai facilitar rastrear quanto tráfego seu site está recebendo.
Depois disso, você será convidado a criar seu primeiro painel antes de começar a salvar pins.
Na medida em que continua a desenvolver seu perfil, você naturalmente vai criar mais painéis.
Use sempre palavras-chave relevantes em seus murais, pois, na mesma lógica que o SEO, vai ajudar na visibilidade do seu perfil nos resultados de pesquisa da rede social.
Tenha uma estratégia de conteúdo
Desenvolver uma estratégia de conteúdo para qualquer plataforma de mídia social se resume a alguns fatores-chave.
Se eu tivesse que resumir o que a maioria das boas estratégias de conteúdo têm em comum, eu diria: equilíbrio de estilos de conteúdo, publicações regulares e experimentação constante.
Antes de continuar, vou esclarecer uma coisa importante: o Pinterest é uma plataforma quase exclusivamente visual.
Com certeza há espaço para alguns conteúdos escritos abaixo dos elementos visuais, mas o foco aqui será conteúdo visual 90% do tempo.
Por que estou falando sobre isso?
Porque esse fato vai ditar o equilíbrio de estilos de conteúdo para você!
Como você está operando em um ambiente que basicamente requer alguma forma de conteúdo visual, suas opções serão um pouco limitadas.
Mas o grande trunfo é a forma como ele permite equilibrar estilos de conteúdo apesar dessa limitação.
Estou falando do sistema de pins. Você tem menos opções quando se trata de criar conteúdo, mas na hora de fazer curadoria de conteúdo, não existe plataforma melhor do que o Pinterest.
Você pode criar painéis, publicar seu próprio conteúdo e cercá-lo com conteúdo curado de forma simples e integrada!
A partir desse momento, precisamos considerar seu calendário de publicação.
Publicar regularmente é absolutamente essencial nas redes sociais.
Isso sem falar que é praticamente impossível construir sua reputação como autoridade online sem fazer isso.
É muito pouco provável que a maioria dos usuários passe tempo no seu espaço se você tiver um calendário de publicação imprevisível.
Assim, a consistência é claramente importante. Mas com que frequência você deve publicar para aproveitar ao máximo seu perfil?
Uma vez por dia? Uma vez a cada três ou quatro horas?
O Buffer concebeu uma programação bem interessante para empresários:
É isso mesmo.
Se você estiver apenas começando (ou se simplesmente não tiver tempo ou conteúdo suficiente), 5 pins por dia deve ser uma boa frequência.
Se você tiver muito conteúdo ou puder contratar alguém para cuidar das suas mídias sociais, pode experimentar publicar 30 pins por dia.
Por enquanto, não fique muito preocupado em encontrar a frequência perfeita.
O objetivo aqui é criar o hábito de publicar regularmente e acostumar seus seguidores à sua programação.
E por falar na frequência perfeita, eventualmente você deve fazer experiências com todos os componentes da sua estratégia de conteúdo.
Independentemente de qual aspecto da sua estratégia de conteúdo você estiver planejando mudar, pergunte a si mesmo: será que essa decisão é comprovada por dados?
Se a resposta for não, abandone aquela ideia.
Sério.
Uma coisa é fazer uma suposição informada, mas existe uma diferença entre supor e arriscar.
Verificar se suas decisões são baseadas em dados é a forma mais fácil de garantir que a sua nova estratégia será bem-sucedida.
Seus sentimentos podem se enganar, mas as métricas não mentem.
Participe de comunidades
Uma das melhores partes de ter um perfil em uma plataforma como essa é que motivar engajamento é muito mais fácil.
A plataforma encoraja engajamento constante entre você e seus seguidores.
Os usuários têm uma probabilidade maior de serem convertidos pela sua marca se ela for engajante o suficiente para prender a atenção deles.
A barreira para o engajamento significativo é mais baixa aqui.
Mas não se engane: se você entrar no modo “publicitário corporativo” aqui, vai ficar abandonado.
Apesar de a plataforma de mídia social ser muito amigável para o marketing, você terá que fazer mais do que simplesmente torcer para ganhar seguidores no Pinterest.
Se quiser conseguir seguidores, você terá que ir atrás deles.
Para isso, você deve:
- se conectar com outros seguidores nas seções de comentários de pins.
- enviar uma mensagem para os colaboradores do painel perguntando se você pode adicionar um pin. Isso pode ser excelente para seu desenvolvimento como autoridade online.
- publicar à tarde e à noite, e priorizar os sábados como o melhor dia para publicar.
- criar seus próprios painéis e publicar conteúdos educativos ou interessantes para ganhar seguidores segmentados.
Ah, e o Pinterest sempre revela as suas tendências!
Para um negócio nas mídias sociais, a forma mais fácil de oferecer valor é ensinar às pessoas alguma coisa que elas não sabiam.
Elas podem ser fãs do segmento, mas você está envolvido nela. Como você pode saber mais do que seus seguidores, aproveite seu conhecimento.
Uma coisa que você considera básica pode ser incrivelmente valiosa para alguém que não participa do seu mundo.
E eu sei que digo isso o tempo todo, mas é importante (especialmente nessa plataforma: não use spam.
Ninguém simpatiza com spam.
Isso não atrai ninguém.
Na pior das hipóteses, convence as pessoas de que você é bem menos valioso do que seu conhecimento do segmento faz parecer.
A partir daqui, a fórmula é simples.
Quando você começar a construir autoridade online, as pessoas vão investigar seu perfil para saber se podem obter mais do valor que você ofereceu gratuitamente.
Esse grupo de usuários curiosos vai se transformar em seguidores segmentados. Quando eles encontrarem seu site, você terá motivado mais um potencial cliente a entrar em seu funil!
Explore diferentes formatos
Eu disse que o Pinterest é completamente visual, mas isso não quer dizer que você só vai postar fotos ou design gráfico.
Existem, sim, as imagens estáticas que representam ideias, produtos, projetos ou inspirações.
Mas a plataforma também permite compartilhar conteúdo em formato de vídeo.
Isso, obviamente, é uma maneira dinâmica de mostrar produtos, tutoriais, receitas e inspirações.
Os vídeos no Pinterest podem ser curtos e impactantes, geralmente com duração de até alguns minutos.
Já os carrosseis são como no Instagram: permitem aos usuários deslizar para visualizar vários pins em um único espaço.
É uma maneira eficaz de, por exemplo, contar histórias ou mostrar uma variedade de produtos ou ideias em um único pin.
Falando na rede vizinha, os Story Pins, ou Pins de História, oferecem uma maneira de contar histórias visualmente, utilizando várias imagens, textos e até mesmo vídeos — com a diferença de que eles não expiram depois de 24 horas!
Eles são imersivos e podem ser usados para compartilhar tutoriais, guias passo a passo, dicas e muito mais.
Dica extra: você pode até fazer um gráfico especificamente para o Pinterest com o intuito de atrair pessoas para seu conteúdo!
Como funciona o Pinterest Ads?
O Pinterest Ads é a parte da plataforma de publicidade paga do Business, oferecendo várias opções para promover produtos e conteúdo para o público-alvo.
Seu funcionamento é bem semelhante a outras plataformas. Para usá-lo, os passos são:
- Acesse sua conta Business;
- Clique na sua foto do perfil no canto superior direito;
- Encontre o Pin desejado e clique em “Patrocinar” no canto superior direito;
- Verifique e ajuste a URL de destino para redirecionar o tráfego desejado;
- Defina um orçamento diário e a duração do anúncio;
- Escolha entre alcançar mais pessoas ou restringir o público-alvo;
- Clique em “Patrocinar” para finalizar o anúncio.
Nada muito diferente do que você já fez em outra plataforma, né?
Após a criação, o anúncio é revisado e pode levar até 24 horas. As métricas da campanha ficam disponíveis no Gerenciador de Anúncios após aprovação.
Para recursos mais avançados, como lances manuais, recomenda-se o uso do Gerenciador de Anúncios ou do Editor em Massa.
Pinterest Analytics: acompanhe as métricas
Depois do anúncio, a análise!
Estou careca de falar (risos) que não se pode criar estratégia sem metrificá-la.
Então, o Analytics é justamente a ferramenta poderosa para acompanhar e analisar o desempenho do conteúdo compartilhado.
Com ele, os usuários têm acesso a vários dados e insights valiosos sobre o desempenho de seus Pins e seu público-alvo.
A título de exemplo, essas são algumas das métricas elencadas pela plataforma:
Engajamentos | Total de interações em seus Pins, abrangendo salvamentos, cliques, saídas, deslizamentos de carrossel e interações com coleções secundárias. |
Taxa de engajamento | Proporção entre interações em seus Pins e o número de vezes que foram vistos, envolvendo salvamentos, cliques e saídas. |
Impressões | Frequência em que seus Pins ou anúncios foram exibidos na tela. |
Pins salvos | Quantidade de salvamentos de seus Pins em pastas. |
Taxa de Pins salvos | Relação entre salvamentos de seus Pins e o total de vezes exibidos na tela. |
Cliques no Pin | Total de cliques para visualização ampliada de seu Pin ou anúncio. |
Taxa de cliques no Pin | Número de cliques em seus Pins ou anúncios para acessar conteúdo dentro ou fora do Pinterest, em relação ao total de exibições. |
Cliques de saída | Atividades que direcionam para destinos externos à plataforma. |
Taxa de cliques de saída | Total de cliques na URL associada ao seu Pin, em comparação com o número de vezes que foram exibidos. |
Visualizações do vídeo | Visualizações de vídeos por no mínimo dois segundos, com 50% do vídeo sendo assistido. |
Reproduções de 10 segundos | Número de visualizações de vídeo por pelo menos 10 segundos. |
Reproduzido até 95% | Quantidade de visualizações de vídeo até 95% da duração. |
Exemplos de empresas que deram certo no Pinterest
Para a parte prática, decidi trazer duas empresas que usam o Pinterest muito bem como canal de marketing.
Uma de um nicho “esperado”, que é a moda, mas outra de um setor não tão convencional, justamente para mostrar os outros caminhos que eu falei lá em cima.
Bora lá!
Amaro
A Amaro é uma loja de roupas que teve um grande case de sucesso a partir do Pinterest Trends.
A empresa identificou um território conectado a seus pilares de marca e aproveitou para inspirar as consumidoras no momento certo.
Totalmente apoiada na ferramenta para pesquisar tendências, ela levou em conta: dados demográficos, interesses e comportamentos dos usuários, indo além do universo da moda e beleza.
Com isso, ela descobriu um aumento nas buscas por roupas, maquiagens e produtos relacionados a festivais de música.
Pois é!
A partir disso, a marca desenvolveu criativos que ofereciam acessórios para completar o look do festival, utilizando linguagem jovem e direta, conectando-se ao momento em que seu público estava planejando sua ida aos festivais.
Resultado?
Uma campanha bem-sucedida, refletida em métricas como um CPM (Custo Por Mil) 12% menor em comparação com benchmarks históricos. E, ainda, 6 pontos percentuais de aumento na entrega por audiência de palavras-chave!
Airbnb
A marca Airbnb é famosa por ser uma plataforma online que permite às pessoas alugar ou alugar acomodações ao redor do mundo (e você já deve saber isso se viveu os últimos anos na internet).
A primeira campanha já foi um grande sucesso.
O objetivo dela era mostrar as Categorias Airbnb, com destinos incríveis e únicos, e alcançar muitas pessoas. Eles transformaram esses lugares em anúncios super chamativos e os resultados foram muito bons!
9,6 milhões de pessoas foram atingidas, além de que a marca aumentou a lembrança dos anúncios em 5,5 pontos percentuais.
Imagine uma piscina infinita com água verdinha ou um chalezinho num campo cheio de flores. Esses eram os anúncios do Airbnb investiu — e que, como a maioria dos anúncios na plataforma, não são muito tradicionais.
A sacada foi mostrar o que faz cada categoria da Airbnb ser especial. E os vídeos ainda tinham um toque de humor nos textos.
Complementando, ainda: eles usaram um formato novo, o Premiere, que fez a campanha bombar por três dias seguidos, junto com a galera da agência Essence Mediacom.
Conclusão
À primeira vista, você pode achar que o Pinterest é difícil de usar.
No entanto, quando você se acostuma, vê que ele provavelmente é uma das plataformas de mídia sociais mais simples e que tem uma proposta, realmente, diferenciada.
O melhor, além de tudo que já falei, é que ele está completamente aberto!
A maioria das empresas está muito ocupada se concentrando nas redes sociais conhecidas como Big Three (Facebook, Twitter, Instagram) para considerar fazer marketing em uma plataforma como essa.
Não que isso seja um problema para nós, né?
Você conhece o ditado: quando o gato sai, os ratos aplicam estratégias de marketing entre 46 milhões de usuários brasileiros para conseguir seguidores no Pinterest.
…ou algo assim.
Que tipo de resultado você já teve usando essa plataforma?
Me conta agora mesmo!
E te vejo em breve!
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