Para ser visto como referência, todo afiliado precisa investir na criação de conteúdo. Essa prática ajuda a fazer a divulgação da empresa e dos seus produtos físicos e digitais. Por isso, essa também é a estratégia certa para quem quer vender online.
Quando a criação de conteúdo digital é direcionada, você fala com o público certo e usa os elementos que realmente fazem a diferença na atração de clientes. Também é possível patrocinar essas publicações com a ajuda de ferramentas, como o Instagram for Business e o Facebook Business Brasil.
Quer saber como criar conteúdos que engajam e convertem? Confira as 7 principais dicas que todo afiliado deve saber!
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Quais são os benefícios da criação de conteúdo para redes sociais?
Uma pesquisa feita pelo Capterra identificou que 62% das pessoas já compraram algum produto via redes sociais. O mesmo levantamento — realizado no primeiro semestre de 2022 — sinalizou que:
- 60% são influenciados por anúncios pagos;
- 39% dizem ter disposição a gastar mais de R$ 250 por mês nesses canais;
- 70% alegam comprar com mais frequência no Instagram, 67% no Facebook e 56% no WhatsApp.
Esses dados demonstram que existem diversos benefícios na criação de conteúdos. Entre eles estão:
- aumento da interação com a marca;
- nutrição e educação dos leads;
- redução do custo de aquisição de clientes (CAC);
- crescimento do lifetime value (LTV);
- aumento do tráfego orgânico para afiliados.
Como funciona a criação de conteúdo para redes sociais?
Para aproveitar os benefícios dessa estratégia, é preciso entender o seu funcionamento. Nesse sentido, um conceito central é o de funil de vendas. Toda relação entre cliente e empresa é embasada nesse funil.
Ele representa o grande número de pessoas que entram em contato em comparação com aquelas que realmente fecham negócio. O funil é composto por 3 etapas que orientam a criação de conteúdo. Quanto mais preciso for esse processo, mais ele tende a apresentar bons resultados.
Na prática, o início e o meio de funil são compostos pelos primeiros contatos do potencial cliente com a marca. Portanto, eles abrangem a interação com o lead, a divulgação da marca, a criação de autoridade online etc. Logo, a produção de conteúdo digital serve como uma apresentação.
Ao mesmo tempo, o conteúdo encaminha o potencial cliente para as próximas etapas do funil. Ele vai conhecendo a marca e começa a aumentar as chances de tomar uma decisão. Por fim, o lead chega ao fundo que funil, etapa marcada pela possibilidade de venda.
7 Dicas que o afiliado deve saber na criação de conteúdo em redes sociais
Agora que você entendeu o contexto de uso das redes sociais, está na hora de seguir para as 7 dicas. Que tal ver como essas ferramentas podem ajudar seu trabalho como afiliado?
Confira o passo a passo!
1. Defina a persona
O primeiro passo da criação de conteúdo para redes sociais é definir qual é a sua persona. Diferentemente do público-alvo, ela representa o cliente ideal. Por isso, é muito mais detalhada e traz informações sobre cargo, profissão, renda, escolaridade, idade, endereço e outros pontos.
Entender sua persona é fundamental na criação de conteúdo para redes sociais. Afinal, todos os posts e o tráfego pago devem ser direcionados para ela. Dessa forma, há mais chance de atingir o lead certo no momento adequado.
2. Estabeleça um objetivo principal
Como afiliado, seu propósito sempre é vender. No entanto, a criação de conteúdo terá objetivos diferentes. Em alguns casos, você quer divulgar o produto. Em outros, a ideia é melhorar a sua reputação. Ainda há situações em que o ideal é fortalecer a marca.
Qualquer que seja o caso, pense o que faz mais sentido para você no momento. Ademais, considere o que ajudará a atingir seu intuito principal.
3. Delimite o estilo da linguagem
Com a persona e seu objetivo definidos, está na hora de pensar na linguagem usada. Ela depende das características da sua marca e dos produtos e serviços que você oferece. Desse modo, é necessário refletir qual a melhor forma de se conectar com os potenciais clientes.
4. Tenha um branding bem definido
Por mais que você seja um afiliado e venda produtos de outras marcas, é importante investir no seu branding. Ou seja, a ideia é você ter uma identidade própria para se destacar. Essa iniciativa também ajudará a ganhar a confiança dos leads e a fechar mais negócios.
5. Crie uma boa identidade visual
A identidade visual é formada pelas imagens gráficas que tornam seu trabalho mais conhecido. Aos poucos, isso fortalece seu branding e ajuda no processo de se tornar um afiliado de sucesso. Por isso, invista em logotipo, logomarca e outros elementos visuais.
Se você fizer a criação de conteúdo para Facebook, ele deve ter o mesmo padrão no Instagram, no TikTok e outras redes sociais. Isso não significa que não haverá pequenos ajustes para adequar à plataforma. Contudo, o estilo deve ser o mesmo, para que as pessoas reconheçam você facilmente em qualquer canal.
6. Conheça os detalhes particulares de cada mídia
Como você viu, cada rede social tem suas particularidades. É importante conhecê-las para garantir o melhor resultado. Por exemplo, a criação de conteúdo no Instagram deve investir em carrossel, reels ou stories.
Por sua vez, no TikTok, o foco são os vídeos curtos, não existindo carrossel. E o que fazer para conhecer todas as particularidades dos canais de comunicação? Estude e manuseie muito as redes para entender como cada plataforma funciona.
7. Elabore um bom planejamento de produção
Por fim, lembre-se de fazer um bom planejamento da criação de conteúdo. Ele deve incluir a montagem de um calendário de postagem. Assim, você se programa com antecedência e consegue aproveitar todas as datas comemorativas, por exemplo.
A organização também ajuda a evitar aquelas situações em que você fica sem ideia do que postar. Isso porque você terá tudo muito bem definido. O processo fica ainda melhor quando se usa uma plataforma com espaço destinado à criação de conteúdo nas redes.
Aqui, você entendeu o que precisa fazer na criação de conteúdo para redes sociais. Sendo afiliado, é preciso investir nessa estratégia. Dessa forma, fica mais fácil vender e até adotar outras estratégias eficientes, como o social selling, para ter sucesso na sua atuação!
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