Cursos. E-books. Webinars. Você sabia que tudo isso se trata de um mesmo tipo de estratégia chamada infoproduto?
Os infoprodutos são qualquer conteúdo que é veiculado ou distribuído pela internet. Eles podem ser gratuitos ou pagos e ganharam força por conta da pandemia de Covid-19. De acordo com o Sebrae, em 2020, esse mercado cresceu 103%.
Geralmente, os infoprodutos têm conteúdo de valor, ou seja, compartilham algum tipo de conhecimento para engajar o seu negócio ou entreter.
Mas agora, vale a pena para a sua empresa vender um infoproduto? Se sim, por quê?
Fica comigo neste artigo porque vou te dar 4 motivos para aderir a essa estratégia que pode impulsionar a sua empresa para além do marketing.
Vamos começar conhecendo alguns formatos e dados sobre esse mercado!
formatos de infoprodutos pro seu negócio
e-books
Os e-books são um dos infoprodutos mais conhecidos. São um ótimo exemplo de infoproduto para sua empresa porque, dependendo do segmento, você pode atrair mais leads a partir da divulgação de um conteúdo de valor.
Muitos podem pensar que compartilhar certo conhecimento é como revelar o segredo da receita de família, mas não é bem assim.
Compartilhar informações estratégicas, na verdade, te ajuda a construir uma relação mais próxima com o público, demonstrando que o intuito da empresa é ajudá-lo e não somente vender um produto ou serviço.
É comum que as empresas utilizem o e-book como “iscas digitais”, no qual a pessoa tem acesso após preencher dados. Mas os livros digitais podem também ser comercializados.
Um e-book pode ser a porta de entrada do seu negócio para uma pessoa.
cursos e webinars
Outra forma de aumentar o lucro da sua marca, conquistando mais pessoas é por meio de cursos online e webinars.
A partir da sua experiência, você pode montar um curso online e/ou um webinar com materiais que irão auxiliar pessoas a adquirirem conhecimento na área.
Também é uma excelente estratégia para aproximar o seu público e, ao mesmo tempo, posicionar a sua marca como uma autoridade no nicho.
ferramentas
Nessa estratégia, o foco não é na produção de conteúdo, mas a criação de uma ferramenta virtual que possa ajudar o cliente de forma mais ativa e prática.
Ferramentas, planilhas, fluxogramas e modelos já configurados para atender as leads em determinada demanda também são uma excelente forma de atrair o público entregando a ele um conteúdo de valor.
4 motivos para aderir aos infoprodutos
1. vendas 24/7
Os infoprodutos podem ser vendidos fora do horário comercial e os compradores têm acesso a ele quase de imediato. O que é ótimo para quem já deseja ter o produto “em mãos”. 😂
Isso quer dizer que durante 24h por dia e 7 dias por semana, o seu produto estará disponível para atender às leads que precisarem dele.
Essa disponibilidade é muito interessante para atender as vendas por impulso. Além disso, não demanda tempo de equipe porque já está tudo automatizado! Bacana , não?
2. baixo custo
Os infoprodutos são um ótimo pontapé pra quem está começando a empreender, isso porque:
- custos de produção são menores
- não há necessidade de ambiente físico para estoque
- não há custo de envio e embalagem
- não precisa produzir um produto para cada venda, basta produzir uma vez só e ele será replicado.
Tudo o que você precisa é investir tempo para a produção. Uma vez feito, basta colocar pra rodar — e claro, mantê-lo sempre atualizado pra que não fique obsoleto com o tempo!
3. produto sem fronteiras!
Os infoprodutos podem ser adquiridos em qualquer lugar do planeta!
No exemplo dos cursos online, você pode montá-lo e uma pessoa do Japão pode ter acesso a ele no mesmo instante. A barreira geográfica aqui não existe, o seu produto é global! 🌎
Nada mal aumentar o alcance da sua empresa, hein?
Mesmo que o seu modelo de negócio não atenda pessoas distantes de onde você está, esta segue sendo uma ótima estratégia de branding e reconhecimento de marca!
4. fonte extra de renda
Os infoprodutos podem ser uma forma extra de conseguir um lucro a mais no seu negócio.
Transformar consultorias, treinamentos e conteúdos em produtos pagos, mesmo que de valores simbólicos, significa monetizar o seu conhecimento.
Fique atento às necessidades que o seu público tem. É comum um negócio receber leads que precisam de uma ajuda pontual, ou mesmo de algumas informações que fazem parte do nicho, mas fogem aos produtos da empresa.
Enxergar essas oportunidades e criar infoprodutos que atendam leads interessadas, pode ser uma excelente forma de mantê-las por perto!
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