Os consumidores atuais estão cada vez mais conectados, utilizando a internet como referência para realizar compras. Nesse cenário, o marketing digital é uma estratégia de divulgação eficiente, mas ele ainda gera muitas dúvidas sobre como começar a aplicá-lo no negócio.
Isso porque o marketing apresenta diversos recursos que podem ser utilizados para a promoção da marca, como produção de conteúdo e tráfego pago. Por esse motivo, é importante estudar sobre o assunto a fim de usufruir dos benefícios do método.
Você tem interesse em saber mais sobre esse tema? Então continue a leitura e entenda o que é o marketing digital e como começar a utilizá-lo em suas vendas!
O que é marketing digital?
O marketing digital é o conjunto de estratégias para prospectar, atrair e converter clientes utilizando o ambiente digital. Assim, ele está presente em sites, blogs, redes sociais, e-mail, vídeos, entre outros.
O método tem como principal objetivo gerar resultados para empreendedores, tanto online quanto offline. Para isso, ele utiliza a jornada de compra do consumidor a fim de conduzir o processo, desde a atração do cliente até o fechamento das vendas.
Vale destacar que, para os afiliados, o marketing digital é a principal ferramenta de divulgação. O motivo é que a maioria das vendas dos produtos ocorre online, sendo que os clientes em potencial também estarão nesse ambiente.
Quais as principais estratégias do marketing digital?
Como você viu, o marketing digital envolve um conjunto de estratégias. Desse modo, ele pode ser dividido em inbound marketing e outbound marketing.
Saiba mais sobre eles!
Outbound marketing
Ele se refere ao marketing tradicional, que busca o cliente ativamente, sem focar na persona. Consequentemente, o outbound marketing não tem o objetivo de gerar engajamento, mas apenas divulgar um produto ou serviço.
Vale saber que o outbound marketing é muito conhecido no ambiente físico, sendo as propagandas nas mídias, panfletos, outdoors etc. Porém, ele também está presente no meio digital. Nesse caso, o marketing é realizado por meio de anúncios e banners pagos em páginas e redes sociais, por exemplo.
Inbound marketing
O inbound marketing tem como objetivo atrair e engajar o público-alvo, gerando um relacionamento mais próximo com o cliente e criando autoridade para a marca. Assim, ao contrário do marketing tradicional que faz ações para o público em geral, ele foca em atingir os potenciais clientes.
Para isso, o inbound marketing utiliza técnicas de otimização de busca e de produção de conteúdo para blogs, redes sociais e outras mídias.
Quais vantagens do marketing digital?
Após aprender as principais estratégias do marketing digital, vale a pena descobrir as vantagens desse método para as vendas, especialmente para os afiliados.
Confira!
Interação com a persona
Com os consumidores mais exigentes e a concorrência elevada, não basta apenas oferecer um bom produto para atrair e fidelizar um cliente. É fundamental ter o engajamento do público-alvo e proximidade para transformar o consumidor em um promotor da marca.
Nesse sentido, o marketing de conteúdo entra como um facilitador da interação necessária para gerar o relacionamento com o cliente. Afinal, os materiais divulgados conversam diretamente com a persona, promovendo identificação e proximidade.
Criação de autoridade
O marketing digital permite conquistar autoridade por meio da produção e distribuição de conteúdos educativos e de valor para a persona. Assim, o cliente entende que a marca tem relevância em seu nicho de negócio.
A autoridade no mercado faz com que o cliente se lembre da marca sempre que precisar de uma solução que você oferece. Ou seja, é possível se tornar uma referência para o consumidor no momento da compra ou indicação de produto.
Amplo alcance e acessibilidade
O marketing digital amplia o alcance da divulgação dos produtos e serviços, já que a internet não tem fronteiras. Desse modo, é possível vender o seu produto para pessoas de todos os lugares, se assim você desejar.
Além disso, as estratégias de marketing digital requerem baixo investimento em comparação ao marketing convencional. Isso é interessante, principalmente para quem está começando como afiliado.
Como começar a utilizar o marketing digital como afiliado?
Agora que você já sabe a importância do marketing digital, é o momento de descobrir como começar a aplicar as estratégias em seu negócio.
Acompanhe!
Aprenda sobre o assunto
O primeiro passo para aplicar o marketing digital é aprender sobre o assunto. Assim, você poderá entender quais estratégias mais se encaixam no propósito do seu negócio. Para isso, você pode utilizar os materiais disponíveis na internet, como artigos, e-books, vídeos e cursos.
Defina seus objetivos
Entendendo sobre marketing digital, você deve traçar os seus objetivos com a divulgação. Isso porque para cada meta há ferramentas e estratégias mais alinhadas. Por exemplo, se a sua intenção é atrair pessoas, o conteúdo deve ser mais simples e generalizado, sem muito aprofundamento.
A seguir, confira os principais objetivos do marketing digital:
- tráfego: atrair visitantes para o site por meio de conteúdos relevantes para a persona ou via anúncios pagos;
- engajamento: criar um relacionamento com o público, interagindo com os visitantes;
- conversão: transformar o lead em cliente que compra o produto;
- retenção: fidelizar o cliente para que ele volte a consumir e indique o produto.
Escolha as suas estratégias
Com os objetivos definidos, você deve escolher as estratégias que mais se adéquam à sua marca. Nesse caso, além das metas, é importante considerar a persona e o seu produto, aumentando as chances de sucesso do marketing.
Por exemplo, se o produto no qual você é afiliado é voltado para o público jovem, focar nas redes sociais pode ser a melhor escolha. Afinal, esse público consome muito conteúdo nessas mídias. Em contrapartida, se o produto é destinado a empresários, a publicação de artigos em blog e o envio de e-mails podem ser mais efetivos.
Acompanhe as métricas
Para saber se a sua estratégia de marketing trouxe resultados, é preciso acompanhar as métricas, como taxa de conversão, custo de aquisição de clientes, faturamento etc. Assim, você pode identificar os gargalos e entender se é necessário ajustar as técnicas para atingir os objetivos desejados.
Deixe um comentário