Conteúdo de entretenimento: como fazer e onde se inspirar?

Tempo de leitura: 6 min

Conteúdo de entretenimento: como fazer e onde se inspirar?

Todos amamos textos e vídeos entretenimento. Vamos ver como criar esse tipo de conteúdo? Inspire-se!

Todo mundo gosta de passar um tempo se divertindo na internet, não é? Vídeos, redes sociais, artigos, notícias, tudo é uma forma de ocupar a mente enquanto espera na fila, no transporte público ou dentro de casa, relaxando. Por isso mesmo que quem quer ser empreendedor digital deve estar atento ao potencial do conteúdo de entretenimento para alavancar seus negócios.

Publicar vídeos engraçados ou com fatos interessantes não é só para passar o tempo. Muitos influenciadores e criadores de conteúdo já usam esses canais para construir uma audiência cativa e ganhar dinheiro. E se você tem um negócio online, é uma boa ideia investir na criação de conteúdo.

Acompanhe e entenda a importância do conteúdo de entretenimento no atual cenário da creator economy!

 

O Poder do Conteúdo de Entretenimento

Antes de começar, é bom lembrar como o entretenimento, quando bem explorado, pode ser importante para o sucesso do seu negócio.

A maior parte do público online está sempre procurando canais de notícia, novidades, vídeos, podcasts e outras formas de passar o tempo e se informar. É aí que entra o seu conteúdo.

Com o direcionamento certo, você atrai essa audiência e mostra seus produtos para muito mais pessoas. E quanto mais olhos você consegue, maiores são as chances de fechar boas vendas.

Elementos-chave para um Conteúdo de Entretenimento de Sucesso

Todo bom conteúdo online deve seguir alguns fundamentos. Confira aqui alguns dos principais para se orientar.

Ter um objetivo claro

Você não deve sair postando qualquer coisa sem pensar em uma estratégia. Cada conteúdo deve cumprir um objetivo, seja aumentar o engajamento, transmitir informação ou divulgar algum produto.

Até as postagens de rotina também servem um propósito importante no seu trabalho de marketing digital.

Ser chamativo

O tempo de atenção do público é bem curto atualmente. E não é sem motivo, já que há mais conteúdo do que é possível consumir em uma vida inteira.

Sendo assim, você precisa chamar sua atenção rápido usando imagens, vídeos, títulos fortes, entre outros recursos.

Ser bem escrito

Abreviações e jargões são bem comuns em algumas redes sociais, incluindo conteúdos. Mas erros de ortografia não devem ser! Tome cuidado redobrado para que tudo esteja muito bem escrito.

Estar legível e claro

Falando em bem escrito, seu conteúdo também ser bem formatado e legível. Não só as letras, mas as imagens também. Se o público tem que se esforçar muito para ver seu conteúdo, então você vai perder vários leads.

Ser otimizado para dispositivos móveis

A maior parte do acesso à internet hoje se dá por meio dos celulares e tablets. Sendo assim, todo conteúdo de entretenimento deve ser pensado para aparecer nessas telas menores.

Usar o tipo certo de entretenimento

Pode parecer óbvio, mas, públicos diferentes buscam coisas diferentes. Ou seja, o tipo de entretenimento que você oferece de ser alinhado com as preferências da audiência que você quer atrair.

Além disso, deve-se tomar cuidado com o tipo de entretenimento escolhido e as referências que usar para evitar entrar em polêmicas desnecessárias. Busque sempre coerência e consistência na sua estratégia.

VÍDEO: Transforme conteúdo em negócio | Peter Jordan | Além do FIRE

Referências para a criação de conteúdo de entretenimento

Um dos maiores desafios na criação de conteúdo de entretenimento é justamente se manter inspirado. Confira aqui alguns métodos que vão ajudar.

Acompanhe diferentes mídias

Sua inspiração não deve ficar só nas redes sociais. Filmes, música, séries, shows, arte, tudo deve estar no seu radar se você quer encontrar inspiração para seus conteúdos.

E aqui o foco deve ser aquilo que é do interesse do seu público-alvo.

Observe outros criadores de conteúdo

Especialmente para quem está começando, é uma boa ideia tomar notas de outros criadores. Ver como eles montam seus conteúdos, qual público atendem e quais escolhas trazem melhores resultados.

Fique de olho nas tendências

Muitos conteúdos são relevantes apenas por um período limitado de tempo. Sendo assim, você precisa acompanhar as tendências e novidades do seu nicho e falar sobre esses tópicos enquanto ainda estão quentes!

Estratégias para criar conteúdo de entretenimento atraente

Existem vários fatores a considerar na hora de criar um conteúdo atraente. Veja aqui algumas estratégias e comentários que pegamos com Chico Barney, jornalista e colunista da Uol.

Conheça sua persona

Começando pelo básico, você precisa conhecer o público que pretende alcançar. Lembre-se: para cada persona, há um estilo de entretenimento diferente. É fundamental construir uma audiência antes de pensar em qualquer outra coisa.

Saiba surpreender seu público

Quando perguntamos o que faz um bom conteúdo, Chico Barney nos disse:

“eu sou viciado em quebra de expectativa. Eu gosto quando alguma coisa me surpreende, eu esperava uma coisa e veio outra, ou porque era exatamente o que eu esperava e foi tão bem feito”.

É um bom conselho, saber quando desviar do esperado e quando entregar exatamente o que o público espera.

Tenha um nicho definido

Chico Barney também comenta esse ponto.

“Teve um tempo que eu falava o que vinha. De um ano para cá, eu fui filtrando um pouco melhor, para direcionar até a energia e como eu quero ser visto”.

Ou seja, é melhor manter a consistência nos seus temas e no estilo de humor, mesmo quando varia seu conteúdo.

Distribuição e angajamento da audiência

O propósito final do conteúdo de entretenimento é promover o engajamento do público. Sendo assim, ele não pode ser só uma postagem passiva. Deve sempre haver uma chamada para ação, algo que faça o público agir e se envolver com a marca.

Monetização: transformando entretenimento em negócio

Com a produção de conteúdo, você também encontra várias formas de se monetizar. Veja aqui algumas alternativas.

Conteúdo patrocinado

Depois de construir uma boa audiência, você pode receber o patrocínio de outras marcas. Esses anúncios costumam render bastante e são um sinal do reconhecimento que você já tem.

Vendeas como Afiliado

Outra opção é fazer vendas como Afiliado e receber comissões.

Nele, você divulga um produto e recebe um pagamento sempre que alguém faz a compra por meio do seu link. Outra ótima alternativa se você tem foco em um tipo específico de produto.

Anúncios na plataforma

Muitos conteúdos, principalmente vídeos e blogs, também podem incluir banners e anúncios. É uma forma de renda bem básica, proporcional ao tamanho da sua audiência.

Produção e venda de infoprodutos no mundo do entretenimento

Os infoprodutos, como cursos online e ebooks, já são bastante consumidos pelo público. E você também pode produzir seus próprios infoprodutos e vendê-los com a ajuda do seu conteúdo.

É uma estratégia bem efetiva para alcançar uma audiência mais ampla e maximizar sua rentabilidade

Com essas dicas, você já pode usar o conteúdo de entretenimento bem melhor em seu negócio online. Seja para anunciar seus próprios produtos, promover o engajamento ou qualquer que seja sua meta, o entretenimento é uma ferramenta e tanto!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!